estilos 

A diversidade da Pintura

​São diversas as formas de se expressar através da pintura. Algumas delas, expostas aqui na página do Studio, são:

  • Com Tinta à óleo - consiste em uma técnica artística, na qual se utiliza tintas a óleo – diluídas em aguarrás e óleo de linhaça -, aplicadas com pincéis, espátulas, ou outros meios, sobre telas de tecidos, superfícies de madeira ou outros materiais.

  • Aquarela - é um tipo de pintura com tintas que são diluídas em água. Técnica que pode ser utilizada para pinturas em diversos materiais, entre eles, papel, couro, tela, etc.

"Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva. E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva." - Aquarela, Toquinho.

Grafismo e suas variações

Na categoria grafismo, foi inclusa toda forma de desenho feito a mão, por lápis ou canetas. Dentre tantas formas de expressão artística, algumas apresentadas aqui no Studio são:

  • Maori – é o nome dado ao povo nativo da Nova Zelândia. E no âmbito artístico, expressa desenhos em formas geométricas, popularmente conhecidas como tribais. Séries de espirais e formas curvas que se encontram uma na outra.

  • Luz e Sombra – são os dois elementos básicos para produzir volume em um objeto. Trabalhamos as diversas tonalidades de cinza que podem existir no desenho.

  • Pontilhismo – técnica de pintura na qual os desenhos são definidos apenas por pontos. O tamanho e a espessura deles é que determinarão as sombras, e que darão volume e sentido a forma do desenho.